No Cantinho do Avillez
Há restaurantes que todos devíamos experimentar, pelo menos, uma vez na vida. O Cantinho do Avillez, do talentoso José Avillez, é certamente um deles. Por muito que gostemos de um simples peixe grelhado à beira mar ou de uns petiscos numa tasca mais tradicional (e eu gosto e sou feliz com isso), nada faz menos especiais e exclusivas as maravilhas da cozinha de autor.
Por isso, quando soube da abertura do Cantinho do Avillez, no Porto, soube também que esta teria que ser uma paragem obrigatória. As idas à capital não são muito frequentes assim como a oportunidade de experimentar um dos quantos restaurantes do reconhecido chef.
Foi no passado sábado que finalmente conheci este novo projeto e, acreditem em mim, as expectativas que tinha foram mais do que correspondidas.
Para este primeiro jantar no restaurante, decidi que a ocasião merecia alguma “pompa gastronómica” e que não iria olhar a preços. Provei aquilo que quis, das entradas à sobremesa, e fiquei verdadeira e literalmente deliciada com as escolhas que fui fazendo.
A refeição começou com algum pão e azeitonas (afinal, estamos em Portugal!), manteiga de trufas e uma espécie de gaspacho. Estava ainda nos couverts, claro. Para entradas, escolhi os afamados peixinhos da horta com molho tártaro (maravilhosos) e a farinheira com crosta de broa (um pouco pesada para o meu palato).
Os pratos principais (ou protagonistas) da noite foram o hambúrguer de barrosã DOP com cebola caramelizada e foie gras e a vitela de comer à colher com molho de caril e arroz Thai. Por esta altura estava eu mais do que rendida à evidente importância da qualidade dos ingredientes (já comeram carne que mais se parece com manteiga?), aliada a um serviço informal mas super eficaz que não constrange mas também não deixa que não seja servido exatamente o que queremos quando queremos.
A propósito do hambúrguer, não é de admirar que este já esteja na lista dos melhores da cidade do Porto. É seguramente o melhor que provei!
Para fechar em grande e porque eu ADORO chocolate, a sobremesa foi um “típico” mas muito bom bolo de chocolate (à Cantinho) com gelado de morango.
A refeição, para duas pessoas e com um vinho rosé (15€) rondou os 75 euros. A reserva deve ser feita com uma semana de antecedência (pelo menos) e se, como eu, gostam de jantar ou almoçar com vista, peçam um lugar na sala da frente (virada para a rua Mouzinho da Silveira).
E porque o texto de hoje vai longo, amanhã falo-vos novamente deste espaço e do derradeiro ingrediente para qualquer momento memorável: o ambiente!
Ficaram com apetite? :)
Com esta descrição dá ainda mais vontade de lá ir! :)
ResponderEliminarDevíamos combinar e ir lá os 4 :) é mesmo bom! :)
EliminarDeve ser muito bom mesmo, com essa descrição da carne só imaginava o meu namorado completamente a babar ;) mas é mesmo caro! *
ResponderEliminarJu, vale mesmo a pena :) Eu quis experimentar mais coisas por ser a estreia. mas é possível jantar por menos de 50 euros, sem grande esforço. beijinhos :)
Eliminar