quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Uma portuguesa em Paris



Disse em tempos que Paris são várias cidades numa só. Neste meu regresso à "cidade luz" uma parte de mim continua a acreditar nisso mesmo e outra conseguiu perceber a capital francesa como um todo, um concentrado coerente de coisas bonitas para se ver.

Neste primeiro texto sobre a viagem resolvi falar sobre as paisagens, os lugares mais emblemáticos (e turísticos?), sobre a cidade - enfim! E, em resumo, posso dizer com certeza: Paris é enorme e linda de morrer.

Durante os cinco dias em que lá estive (há uma semana atrás), o tempo esteve quase sempre solarengo o que permitiu aproveitar ao máximo os espaços ao ar livre, os jardins, as pontes sobre o rio e os seus bonitos reflexos, a luz do final de tarde a colorir os edifícios imponentes.




E apesar de ser tudo tão grande e disperso, tive tempo para rever uns lugares e conhecer outros tantos. Para quem vai pela primeira vez ou a cada regresso, não pode faltar a passagem pela Torre Eiffel, o Sacre Couer e as muitas ruas bonitas de Montmartre com os seus cafés, lojas e montras bonitas, Notre Dame ou o Museu do Louvre.


E, claro, também não podem faltar as pontes, os passeios à beira rio ou - ainda melhor - a bordo de um dos famosos Batêaux Mouche!



Como na minha primeira visita à cidade tinha andado muito de metro (bem mais do que gostaria), desta vez optei por fazer o contrário e caminhar tanto quanto possível. No final de contas, o cansaço foi muito mas valeu bem a pena! As coisas são mais próximas do que podem parecer à primeira vista e as recordações que trazemos no regresso são bem mais... assim como as fotografias! :) 

De vários pontos da cidade, somos surpreendidos por paisagens de tirar o fôlego que nos deixam de sorriso estampado - ou de boca aberta! 






O melhor de tudo, confesso, foi mesmo o facto de ter revisitado a cidade com o meu namorado que, além de tantas outras coisas boas, é uma excelente companhia de viagem e paciente o suficiente para aturar as minhas crises de cansaço! Por isso, sim, Paris também é uma cidade muito romântica :)


Sem comentários:

Enviar um comentário