sexta-feira, 14 de novembro de 2014

No coração da cidade

Rosa et al Townhouse
 
Hoje trago-vos mais um refúgio a Norte mas este fica bem no coração do Porto. Escondido pela fachada de um prédio antigo recuperado, ali na Rua do Rosário, o Rosa et al Townhouse é especialmente um lugar visitado por turistas estrangeiros e um condensado de bom gosto e espírito cosmopolita.

O projeto é dos irmãos Patrícia e Emanuel Sousa e assume-se como sendo “feito por viajantes para viajantes”. E esta cultura sente-se ao longo do tempo em que por lá se fica. Desde o momento em que batemos à porta – como se de uma casa banal se tratasse – e somos recebidos pela Patrícia, até ao momento em que saímos, o tratamento é informal.
 
O convite que nos fazem é intencional: vivermos a casa como se fosse nossa, sentindo o à-vontade suficiente para fazermos os nossos horários, o nosso percurso. Sair e entrar à hora que mais nos for conveniente.

Ainda assim, é difícil não sentirmos que estamos num lugar muito particular. Logo à entrada, somos recebidos numa espécie de sala-de-estar feita montra para uma selecção (apurada) de livros, vinhos e outras sugestões que não deixam margem para dúvidas sobre o que ali vamos encontrar.
 
A decoração é extremamente cuidada e a casa que é do século XIX mantém muita da sua traça original. O soalho é em madeira, os tectos trabalhados em estuque e o pé direito, como habitual nestas casas, é incrivelmente alto.
 
 



O pequeno-almoço-brunch servido todos os dias até ao meio-dia, é trazido a pedido e é verdadeiramente delicioso (creio que a maneira perfeita para começar o dia antes de partir à descoberta da cidade).
 
E a localização no coração do bairro das artes do Porto não é despropositada nem deixada ao acaso. Aqui respira-se arte (a começar pelo mobiliário retro-vintage ou pelo jazz que serve de pano de fundo) e, em altura de inaugurações nas muitas galerias de arte da zona, as portas abrem-se e dois quartos são exibidos como se de um museu se tratasse.
 
A estadia de uma noite e o pequeno-almoço para duas pessoas custa cerca de 200€. Vale mesmo a pena conhecer este projecto tão especial (ou devo dizer exclusivo?)!
 
As fotografias são propriedade da Rosa et Al Townhouse


Sem comentários:

Enviar um comentário